Roraima – Com as atenções voltadas para as eleições de 2022, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB) percorre municípios do interior de olho no eleitorado. A parlamentar aproveitou a manhã deste sábado, 16, para ‘ouvir’ demandas e falar de ações parlamentares em encontro com os moradores do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona Rural de Boa Vista.
A reunião com os moradores foi registrada e compartilhada pela deputada em uma rede social. No post, Shéridan tenta passar a imagem de ser uma pessoa simples e “do povo”. Para isso, ela faz questão de postar fotos abraçando as pessoas, tomando café e até segurando criança no colo.
A estratégia de tentar passar a impressão de ser uma pessoa “humilde” para conquistar votos já foi usada pela deputada em outros períodos de pré-campanha. Quando concorria à prefeitura de Boa Vista, em 2020, a deputada praticou atitudes semelhantes. Ela chegou a publicar fotos comendo manga com sal, andando de ônibus e até usando um telefone público.
Na publicação feita pela deputada neste sábado, ela afirma que foi ao local para tratar das necessidades da região. “Conversando sobre as principais demandas da agricultura familiar”, escreveu Shéridan.
Em queda livre
Os votos recebidos pela deputada federal nas últimas eleições que disputou mostram que ela está em “queda livre”.
Eleita pela primeira vez como deputada federal nas eleições de 2014, Shéridan foi beneficiada com a popularidade do então governador de Roraima José de Anchieta, com quem foi casada.
À época, Shéridan foi eleita a deputada federal por Roraima com a maior votação proporcional entre mulheres em todo o País, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata teve 14,95% dos votos válidos (35.555).
Em 2018, sem apoio do Executivo Estadual e sem o mesmo prestígio, a parlamentar teve uma redução significativa de votos, quando recebeu apenas 12.129 (4,48%). No ano passado, Shéridan amargou derrota quando disputou as eleições municipais em Boa Vista, ficando apenas em quarto lugar, com 14.055 votos (8,90%).
Deputada estadual
De acordo com informações de fontes próximas à deputada, a redução drástica de votos recebidos por ela nos últimos anos e o aumento da rejeição teria feito Shéridan desistir da reeleição em 2022 para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Questionada sobre essa possibilidade, a assessoria de comunicação da deputada preferiu não comentar sobre o assunto.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação / Rede Social