novembro 30, 2024 01:42

Alta no faturamento do e-commerce na região Norte é a nova ‘arquitetura’ do setor, diz especialista

Com a pandemia de covid-19, o e-commerce ganhou cada vez mais espaço e segue em expansão no Brasil. Na região Norte não é diferente. O faturamento do setor cresceu 25,94% em setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. As vendas também tiveram resultados expressivos, considerando a mesma base de comparação: 32,74%, conforme dados do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

“É a nova arquitetura da atividade comercial, que foi a que mais sofreu restrições com a pandemia, tendo os estabelecimentos de portas fechadas por vários meses. As duas ondas de covid-19 mexeram com as estruturas de negócio em todo o mundo”, afirmou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota.

Ainda de acordo com o dirigente, muita coisa precisou ser criada ou “reinventada” com o avanço de modalidades como delivery e drive-thru. “Tudo se encaminha para que façamos as vendas dentro do novo modal que corresponde ao e-commerce, à venda digitalizada, ao atendimento via internet. Esses meios eletrônicos criam uma nova estrutura de venda para o comércio, que ainda vive momentos nebulosos por conta da pandemia”, explicou.

Resultados

Mesmo com um resultado expressivo no faturamento do Norte (setembro de 2021 ante o mesmo mês do ano passado), a região ficou em penúltimo lugar, ao comparar com as demais, na frente somente do Sudeste (21,65%). Os demais resultados foram: Centro-Oeste (32,26%); Nordeste (27,70%); e Sul (26,25%).

“Os indicadores do MCC-ENET de setembro deste ano são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas on-line no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais on-line nas vendas é a penetração destes canais no faturamento total do varejo, que alcançou 12,3% em agosto/21, no Brasil. Considerando que em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar que estamos observando do comércio online”, disse o responsável pela Divisão de Varejo Online da câmara-e.net.

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

 

 

Alyne Araújo para O Poder

Foto: Reprodução

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