Enquanto na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) os deputados já se movimentam para aproveitar a janela partidária e garantir uma cadeira no Parlamento Estadual por mais quatro anos ou “alçar novos voos”, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) evitam falar sobre as eleições de 2022 de uma forma mais direta.
Parte dos parlamentares da Casa Legislativa Municipal disse para o Portal O Poder que tudo depende de como o partido ao qual pertencem irá agir durante a corrida eleitoral. Somente a partir daí será possível definir um futuro. Outra parte dos vereadores comenta que concorrer ao pleito de 2022 está fora de cogitação.
Sassá da Construção Civil PT confirmou que na eleição de 2022 se candidatará para deputado federal e sua linha de atuação será a mesma do Parlamento Municipal: a defesa do trabalhador. “Iremos apostar em cima do povo que quer mudanças e projetos para o Amazonas. Meu projeto como deputado federal é a geração de emprego na área do Distrito Industrial, construção civil, turismo em diversas áreas para todo o Estado”, destacou o petista.
“Estou à disposição”, explicou o vereador Diego Afonso ao falar sobre a eleição. O parlamentar comentou que depende do partido União Brasil, fruto da fusão do Partido Social Liberal (PSL) e do Democratas (DEM). “Estou bem entusiasmado com essa fusão e permaneço com muito entusiasmo na liderança do partido na CMM”, enfatizou.
“Estou aguardando a decisão do meu partido”, explicou Dr. Daniel Vasconcelos (PSC).
A mesma resposta foi dada pelo colega de partido, Rodrigo Guedes. “Depende do partido”, disse o parlamentar.
Já Allan Campêlo enfatizou que não concorrerá a nenhum cargo. “Não sou candidato a nada em 2022. Vou cumprir o mandato para o qual eu fui eleito”, garantiu.
Segundo informações de bastidores, o parlamentar é cotado para assumir a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) no lugar da irmã, Alessandra Campêlo, que deve voltar para a Aleam, terminar o mandato de deputada estadual e conseguir a reeleição.
Na bancada do Republicanos da CMM, Capitão Carpê Andrade disse que também depende do partido. O líder do prefeito David Almeida (Avante) na Casa Legislativa, Marcelo Serafim (PSB), não informou se irá se candidatar a algum cargo ou se irá para o Avante. “Ainda não tenho informações sobre isso”, limitou-se a falar.
Os vereadores Ivo Neto (Patriota), Dudu Alfaia (PMN) e Glória Carratte (PL) informaram para o Portal O Poder que não participarão das eleições deste ano. O vereador João Carlos não respondeu à reportagem.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins