setembro 23, 2024 01:27

Com ameaça de IPI que prejudica o Amazonas, parte da bancada critica ministros do STF

Enquanto a Zona Franca de Manaus enfrenta mais uma ameaça com a redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o senador Plínio Valério (PSDB), que compõe a bancada do Amazonas, está preocupado em cobrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) “tire da gaveta” a análise de pedidos de impeachment de ministros que cometeram crimes de responsabilidade. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) também criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em defesa do colega o deputado Daniel Silveira (União Brasil).

Plínio cobrou na quarta-feira, 30, que os senadores cumpram a Constituição Federal, que determina que é responsabilidade dos senadores processar e julgar o presidente da República, ministros de Estado e ministros do STF.

“A Constituição Federal é claríssima nos incisos um e dois do artigo 52. Confere ao Senado a competência privativa para processar e julgar autoridades como o presidente da República, o vice-presidente, os ministros de Estado e o ministro do Supremo Tribunal Federal entre outros nos crimes de responsabilidade”, alfinetou.

‘Casa de moribundos’

O senador Plínio Valério pode estar mexendo com uma “casa de moribundos” ao criticar diretamente os ministros do STF. No ano passado, o deputado Daniel Silveira (União Brasil) foi preso em flagrante após publicação de vídeo no qual faz críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e defende o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

À época, Silveira foi preso em Petrópolis (RJ), em flagrante, e levado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. No momento da prisão, o deputado tuitou sobre a presença da PF em sua residência.

Plínio Valério afirmou, ainda, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve aproveitar o momento para mostrar ao Brasil a força do Senado. “Eu, senador Plínio Valério, digo mil vezes que o Supremo Tribunal Federal não é o “Olimpo”. Os ministros do Supremo não são semideuses, que podem muito mas não podem tudo. A prova disso é que nós, senadores, podemos caçá-los e ‘impichá-los’. Chegou a hora, presidente, de mostrar ao Brasil que o Senado corresponde à sua expectativa”, ressaltou.

Recentemente o deputado federal bolsonarista, Capitão Alberto Neto (PL), também criticou o presidente do STF, Alexandre de Moraes, e saiu em defesa do colega, o deputado Daniel Silveira (União Brasil), que, segundo ele, sofre perseguição do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Na última terça-feira, 29, Moraes determinou que Silveira usasse tornozeleira eletrônica, mas o parlamentar passou a madrugada inteira no seu gabinete na Câmara dos Deputados para dificultar a colocação do aparelho. À noite, o parlamentar encontrou a PF dentro da Câmara e se recusou a colocar o objeto no tornozelo.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Após TCU, MPE e TRE-AM negarem registro da candidatura de Wanderlan, Andreson faz fala contra a justiça eleitoral. Veja vídeo

Na noite do sábado, 21, o atual prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (União Brasil), fez discurso contra as decisões...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!