novembro 19, 2024 10:46

Enteado do presidente do TCE entra na disputa pela Câmara Municipal de Manaus

Com cargos vitalícios, aos poucos, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) vão estendendo influência em cargos eletivos no Amazonas. Depois dos deputados Josué Neto e Fausto Junior, ambos do PRTB, que são filhos dos conselheiros Josué Filho e Yara Lins, respectivamente, nesta eleição surge a figura do jovem Amom Lins (Podemos), enteado do presidente da corte de Contas, o conselheiro Mario de Mello.

Nas eleições deste ano, o enteado de Mario de Mello se lançou na disputa por uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ele concorrerá com 1,3 mil candidatos aos cargos proporcionais no pleito.

Aos 19 anos, Amom Mandel Lins Filho, se apresenta como ativista da ciência, empreendedor, divulgador científico e voluntário na ONU (Organização das Nações Unidas) e Fundação Wikimedia. Em suas redes sociais, o pretenso candidato divide momentos com seus seguidores em viagens internacionais.

Presidente do braço jovem do Podemos, Amom é Filho da juíza Elza Vitória e neto do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Domingos Chalub. Em um blog pessoal, o candidato a vereador comenta que criou sua primeira empresa aos 18 anos, o que seria um estacionamento.

“Não é muito a minha praia, mas aproveitei uma oportunidade de negócio que identifiquei. A segunda empresa veio no mesmo ano, um grupo de sites, porém por falta de verba para investir nela, apenas no fim de 2020 comecei a desenvolvê-la. Sempre tive muita preocupação em relação a conseguir me sustentar e pagar meus remédios (tenho uma doença autoimune). Não fiquei rico, mas adquiri muita experiência”, comentou Amom no blog.

Deu certo

O que deu certo no passado vem servindo de ‘aposta’ no futuro. Nestas eleições municipais, Amom Lins entra na disputa proporcional e toma como aprendizado, o exemplo seguido pelo filho do conselheiro Josué Filho, o deputado estadual Josué Neto.

Neto conquistou uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 2004, onde ficou até 2006, quando concorreu uma vaga no Parlamento estadual e venceu, eleito deputado para ocupar o cargo de 2006 a 2010.

De lá para cá, Josué Neto já acumula quatro mandatos e está em seu terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Outro exemplo que deu certo e mais recente é o do deputado Fausto Junior, filho da conselheira Yara Lins, que mesmo sem nunca ter disputado um pleito, logrou êxito em uma das vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas nas eleições de 2018.

Atualmente, Fausto Jr. está presidente municipal do PRTB e ocupa cargos relevantes na Aleam, como relator da CPI da Saúde, em curso na casa legislativa.

 

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Arquivo pessoal/Facebook

Últimas Notícias

Governo Federal libera repasse de R$ 4,7 milhões para seis municípios do AM

O Ministério da Saúde vai repassar mais de R$ 4,7 milhões para seis municípios do interior Amazonas. A Portaria...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!