fevereiro 21, 2026 09:16

Justiça nega recurso de Anthony Garotinho e mantém condenação e inelegibilidade

A partir de ação do Ministério Público Eleitoral contra compra de votos nas Eleições 2016 em Campos dos Goytacazes (RJ), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) ao negar o recurso de embargos de declaração confirmou a condenação do ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) a 13 anos e 9 meses de prisão e multa.

O esquema criminoso foi investigado a partir da Operação Chequinho, deflagrada em Campos e acompanhada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) junto ao TRE/RJ.

Nesta quinta-feira (14), o TRE/RJ concluiu o julgamento do recurso (embargos de declaração) em nome do político e a pena fixada em 2021 – superior à pena da Justiça Eleitoral em Campos – foi mantida por unanimidade. Com isso, Garotinho volta a ficar inelegível em razão da chamada Lei da Ficha Limpa.

As condutas com punição agora reiterada foram cometidas entre maio e agosto de 2016, quando o total de beneficiários do programa foi elevado em mais de 17 mil. Assim, foi detectado prejuízo de R$ 11 milhões, recebidos até mesmo por cidadãos fora do cadastro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e que não atendiam aos critérios fixados na legislação municipal. O benefício voltado a famílias de baixa renda era concedido com vistas ao voto em candidatos do grupo político de Garotinho naquelas eleições.

“As provas reunidas apontam de forma inequívoca a existência de um estratagema criminoso que deturpou a utilização do referido programa social, de forma espúria e sabidamente ilícita, em favor de um grupo político e em prejuízo dos cofres públicos”, ressaltou o MP Eleitoral em manifestação sobre a condenação inicial.

Processo: TRE/RJ ED-RC 0000034-70

 

Da redação O Poder 

Com informações do MPF 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!