abril 5, 2025 13:59

RR: Senador Hiran sugere ‘Operação Acolhida’ para ajudar garimpeiros ilegais da TI Yanomami

Roraima – Defensor da atividade garimpeira, o senador e presidente estadual do Progressistas, Hiran Gonçalves, sugeriu nesta semana a realização da ‘Operação Acolhida’, para ajudar os garimpeiros ilegais que estão sendo retirados na Terra Indígena Yanomami.

A declaração considerada polêmica foi dada em entrevista nessa quarta-feira, 15, ao jornal Congresso em Foco, após o parlamentar participar da reunião da comissão encarregada de acompanhar a crise humanitária que atinge a população Yanomami.

A ‘Operação Acolhida’, citada por Hiran, é executada pelo Exército Brasileiro em Boa Vista, que ajuda imigrantes venezuelanos que deixaram o seu país de origem em busca de melhores condições de vida em Roraima.

Conforme o deputado, os garimpeiros também devem receber ajuda da mesma forma que é feito com as pessoas do país vizinho. “Se estamos ajudando os venezuelanos, porquê não ajudar os brasileiros?”, questiona.

De acordo com levantamento feito pelas autoridades, há registros de pelo menos 20 mil garimpeiros trabalhando de forma irregular na região indígena. No entanto, desde o mês passado eles começaram a abandonar o garimpo.

Atualmente, a Polícia Federal, em uma megaoperação conjunta com outras forças de segurança, está na Terra Indígena Yanomami destruindo maquinários e equipamentos com o intuito de acabar com o garimpo na região.

 

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

TCE-AM faz duras sanções na gestão de Ivon Rates em Envira

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou Representação, com pedido de Medida Cautelar, formulada pela Câmara...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!