Roraima – Em meio à crise no governo, intensificada pela grave crise do povo Yanomami, que atraiu os olhos do mundo para Roraima, o governador Antonio Denarium (PP) voltou a ‘ganhar’ atenção nacional. Acontece que o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, julgou inconstitucional uma lei sancionada pelo governador, no ano passado.
A lei em questão proibia os órgãos ambientais de fiscalização e a Polícia Militar de destruir ou inutilizar bens particulares apreendidos em operações ambientais no estado. A lei, derrubada nesta semana pelo STF, é de autoria do ex-deputado estadual George Melo (Podemos), aliado do governador Denarium.
Essa não foi a primeira vez que o governador teve atuação considerada a favor dos garimpeiros. Anteriormente, o governador já havia enviado à Assembleia Legislativa de Roraima um projeto de lei que permitia a exploração do garimpo com uso de mercúrio. O PL chegou a ser aprovado pela ALE, onde o governador bolsonarista detém, na palma da mão, a maioria dos deputados.
Da redação
Foto: Montagem