Os representantes do Amazonas no Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, os deputados federais Sidney Leite (PSD), Adail Pinheiro (Republicanos) e Saullo Vianna (União Brasil) participaram de uma reunião com o secretário Extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, nesta quarta-feira, 1º. O encontro foi focado na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“A reunião foi boa e tivemos uma garantia quanto ao cuidado com a Zona Franca. O secretário Bernard Appy vai apresentar uma proposta que mantenha a competitividade do Polo Industrial em um mês”, informou Adail Pinheiro.
De acordo com o parlamentar, o Governo Federal não apresentou quais os planos para a ZFM. “Por isso, nós, da bancada amazonense nos unirmos para garantirmos o direito da Zona Franca”, garantiu Adail.
Os deputados que compõem o GT buscam as melhores condições para o país mas sem retirar a competitividade do modelo econômico nortista que emprega mais de 100 mil pessoas de forma direta.
“Só no ano passado foram mais de R$ 174 bilhões de reais que o nosso Polo Industrial gerou para o país, não tem como chamar um modelo desse de fracasso”, ressaltou Sidney Leite. “Tratamos de diversos assuntos, mas é claro que a Zona Franca foi o principal. Tanto no que diz respeito às vantagens comparativas quanto da receita e tributos gerados para o poder público, garantindo o funcionamento da máquina pública”, concluiu o parlamentar.
O Portal O Poder entrou em contato com o deputado Saullo Vianna mas até o fechamento desta matéria, ele não respondeu aos questionamentos.
Desde que o Governo Lula assumiu, o Amazonas tem feito uma espécie de frente ampla para defender a Zona Franca de Manaus (ZFM) e não tem sido diferente neste Grupo de Trabalho. O Governo Federal tem se mostrado solícito e demonstra boa vontade com o modelo econômico.
Na reunião, ficou acordado que uma proposta será construída com o Governo do Amazonas, o Setor Produtivo e a bancada amazonense. Ao final, ela será apresentada e debatida no modelo final da reforma.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder