setembro 8, 2025 17:55

TCE exige um plano para resolver queimadas em Parintins

O prefeito de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Bi Garcia (União Brasil), foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), após Representação proposta pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). O objetivo é apurar e responsabilizar a gestão da Prefeitura de Parintins por possível omissão em políticas públicas voltadas à prevenção e controle de agressões ao meio ambiente.

De acordo com determinação do TCE-AM, a prefeitura de Parintins terá o prazo de 18 messes, para elaborar Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), em caráter prioritário, de programas de policiamento florestal e de brigada de combate à queimadas, em regime de conjugação de esforços com o Estado, a União e com a sociedade local, assim como de educação ambiental de grande alcance.

Todos os dados referentes à ação devem ser informados ao TCE-AM contendo, inclusive, cronograma executivo e fonte de recursos financeiros para assegurar a implantação, formação, admissão, capacitação e estruturação das equipes de combates a queimadas e incêndios florestais, com materiais, equipamentos e veículos.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro   

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!