A população da capital paraense, Belém, tem cobrando com veemência o aparecimento do prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, diante de vários casos de alagamento na cidade. Desde o dia 14 de março, fortes chuvas tem atingido a região metropolitana e provocando diversos transtornos.
Nos primeiros meses do ano, Belém vive o tradicional inverno amazônico, marcado pelas chuvas intensas. Nessa época, é possível ver, pelas ruas da capital paraense, os danos causados pelos temporais: vias alagadas, canais e bueiros transbordando e casas tomadas pela água.
No dia 14 de março foi registrado também o maior volume pluviométrico na Região Metropolitana de Belém, desde o dia 1º de março. Em toda a cidade foram registrados vários pontos de alagamento.
O prefeito Edmilson Rodrigues não se pronunciou sobre o assunto. Já o Secretário de Habitação de Belém, Rodrigo Moraes, se pronunciou recentemente comemorando a redução dos prejuízos após as chuvas. Sem divulgar números, Belém registrou muitas inundações de ruas e também de casas.
Ao todo a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) gastou R$ 249.296.369,26 (Duzentos e quarenta e nove milhões, duzentos e noventa e seis mil, trezentos e sessenta e nove reais e vinte e seis centavos) e não resolveu o problema. Belém ainda sofre com a falta de uma empresa de coleta seletiva.
Hector M S Silva, Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder