junho 15, 2024 05:46

Governo determina quarentena para passageiro que desembarcar no Aeroporto de Manaus

spot_img

O governador Wilson Lima (PSC) deverá baixar ainda nesta quarta-feira, 25, novos decretos de prevenção ao combate do novo coronavírus, entre elas inclui-se a quarentena de todos os passageiros que chegarem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

De acordo com declaração do governador em coletiva on-line, a ação será acompanhada por um aplicativo, que está em teste e deve ficar pronto ainda nesta quinta, que deverá ser baixado por todos os passageiros que desembarcarem em Manaus.

Agentes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) estarão à frente da abordagem e darão as instruções para todos os que desembarcarem baixarem o aplicativo, cadastrando seus dados, e a partir daí serem monitorados por 14 dias.

“É muito importante pois nós iremos saber se a pessoa desenvolve algum sintoma do Covid-19. Se surgir sintomas leves, ela vai ser orientada à distância e isolamento social, em caso de agravamento será notificado no aplicativo e essa pessoa será encaminhando para o atendimento no Hospital Delphina Aziz”, declarou a diretora-presidente da  FVS-AM, Rosemary Pinto.

A pessoa cadastrada no aplicativo também será monitorada através de GPS em tempo real, para que seja comprovado o seu isolamento. De acordo com Rosemary, o aplicativo também disponibilizará uma ficha técnica com forma de prontuário médico.

Wilson Lima informou ainda que entre as novas medidas está a liberação para que todos agentes da FVS tenham o poder de polícia. Atualmente, apenas os pertencentes à Vigilância Sanitária têm esse poder, após decreto todos os demais, endemiológica, laboratorial e ambiental poderão atuar como tal.

 

Ericles Albuquerque, para O Poder

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

RR: Relatora que irá julgar Denarium é escolhida no TSE

Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, a Procuradoria-Geral Eleitoral defendeu a cassação do governador de Roraima Antonio Denarium...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!