O Amazonas tem 11 novos casos do coronavírus, de acordo com boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), atualizado na tarde desta segunda-feira, 30, em coletiva de imprensa on-line, sendo 9 em Manaus, um em Parintins e, outro, em Novo Airão. Com esses números, sobe para 151 os pacientes infectados com o Covid-19 no Estado.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, e pela diretora-presidente da Fundação em Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto.
Segundo Rosemary, desse total, 22 pessoas estão internadas, sendo 11 em leitos clínicos (10 em hospitais da rede privada e um no Hospital Delphina Abdel Aziz) e 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 7 na rede privada e 4 no Delphina Aziz.
Com os dados atualizados, 140 doentes estão em Manaus; 3 em Parintins; 2 em Manacapuru; 2 em Itacoatiara; e 1 nos municípios de Santo Antônio do Iça, Anori, Boca do Acre e Novo Airão.
Novas ações
O secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, disse que o HPS Delphina Abdel Aziz tem 50 leitos de UTI e está recebendo mais 10 leitos do Ministério da Saúde (MS). Além de todos os aparelhos de respiração mecânica para o hospital, que atua como referência no atendimento.
Segundo o secretário, a previsão é que o hospital atue com 350 leitos, dessa forma com toda a capacidade do hospital.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Reprodução