O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi avisado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que será exonerado do cargo nos próximos dias. A informação foi confirmada por um auxiliar do ministro para o Valor.
Na ocasião, Mandetta já avisou os integrantes mais próximos da equipe. O ministro comandará a pasta até que o presidente defina o novo ministro.
Para realizar a substituição ainda nesta semana, o assunto está sendo definido às pressas conforme a vontade de Bolsonaro.
Os mais cotados a substituir Mandetta são o deputado e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, o diretor-presidente substituto da Anvisa, Antônio Barra Torres e a médica imunologista Nise Yamaguchi.
Ainda existe a possibilidade de Bolsonaro escolher um nome fora desse trio.
A decisão da exoneração foi definida semana passada, mas o presidente foi convencido por militares que realizar essa ação em meio à pandemia do novo coronavírus resultaria em uma crise para o governo.
Porém, a entrevista do ministro feita no último domingo para o Fantástico acabou mudando a ideia dos militares que afirmaram que Mandetta “quebrou a hierarquia”.
Conteúdo: Valor
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil