O ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, poderá ser o primeiro convocado para prestar depoimento na CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) que vai investigar irregularidades na saúde dos governos de 2011 a 2020.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado delegado Péricles (PSL) confirmou nesta quarta-feira, 27, que vai definir junto com os membros titulares da comissão na reunião de hoje à tarde a partir das 15h, a convocação do ex-secretário.
“Tudo dependerá das discussões que iniciaremos hoje sobre os requerimentos apresentados pelos deputados titulares da comissão. Até o momento temos um requerimento com possível chamamento do ex-secretário de saúde do AM. Analisaremos e, caso aprovado em reunião agendada para hoje, ele possa ser o primeiro”, afirmou.
Ao ser questionado pela reportagem do Portal O Poder sobre a definição do cronograma da CPI da Saúde, Péricles afirmou que eles ainda estão na fase de solicitação de documentos.
“Foi o que eu disse: seremos norteados pelas discussões e requerimentos propostos. Hoje teremos nossa primeira reunião. Estamos na fase de solicitação de documentos, dados que deem base ao nosso processo – seja por meio de documentos ou convocação de pessoas – para, a partir daí, passarmos para análises e conclusões”, pontuou.
O presidente da CPI foi cauteloso e não quis se envolver na polêmica envolvendo a definição dos membros titulares da CPI da Saúde, escolhidos pelo presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB), e as reclamações dos deputados da base governistas que questionaram a presença apenas do deputado da situação Dr. Gomes (PSC) entre os membros titulares e, já ameaçam judicializar a investigação.
“Quero concentrar meus esforços e pensamentos agora nós trabalhos da CPI, que devem ser conduzidos da forma mais isenta e técnica possível. Espero realmente que o impedimento da CPI tenha acabado ontem. Precisamos dar uma resposta à população sobre o caos que nossa saúde enfrenta hoje. Isso, sim, é urgente”, concluiu.
O Portal O Poder procurou o ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, por intermédio da assessoria de imprensa da Susam, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação