março 18, 2025 02:36

‘Quem controla as contas do país sou eu’, diz premiê italiano a Merkel

“Sou eu quem controla as contas” da Itália, disse o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, neste sábado (27/6), em alusão direta à chanceler alemã, Angela Merkel, em meio às negociações entre os parceiros da União Europeia (UE) sobre um megaplano para a reconstrução do bloco.

“As opiniões de Angela Merkel não mudaram, mas sou eu, junto com Gualtieri (ministro da Economia) e [setores respectivos nos] estados, que estamos controlando as contas da Itália”, declarou Conte, em entrevista coletiva.
Merkel concedeu uma entrevista publicada hoje, por uma série de jornais europeus, convidando países com mais problemas, devido à crise do novo coronavírus, a usarem todos os instrumentos financeiros já em vigor.
Ao ser questionada sobre se a Itália deveria recorrer ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES), um fundo de alívio criado durante a crise do euro, Merkel disse: “Cabe à Itália decidir. Criamos os instrumentos, com o Banco Europeu de Investimento, as linhas de crédito de precaução do MES, ou o dispositivo de desemprego parcial SURE”.
“Todos podem recorrer a esses instrumentos. Nós não os criamos para que não sejam utilizados”, acrescentou a chanceler.
A Itália é o país europeu com as piores taxas de endividamento público. Seu Executivo não deseja recorrer a mecanismos de empréstimo que possam provocar uma queda na confiança dos investidores nos mercados.
“Estamos preparando um plano de recuperação para a Itália que apresentaremos em setembro”, disse Conte nesta coletiva de imprensa dedicada ao próximo ano letivo.
A decisão de recorrer ao MES causa tensão na coalizão de governo, composta pelo Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema), que se opõe a essa opção, e pelo Partido Democrata (esquerda), que é favorável.
Conteúdo: Agência France-Presse
Foto: AFP / Tiziana FAB

Últimas Notícias

Beto Simonetti toma posse para o segundo mandato na OAB Nacional

Reconduzido à presidência da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou nesta segunda-feira, 17,  a importância da união da advocacia em...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!