fevereiro 21, 2026 05:44

Senado aprova projeto de lei sobre fake news; texto vai à Câmara

Na última terça-feira, 30, o Senado Federal aprovou por 44 votos a 32, o projeto que cria a Lei das Fake News, após diversos adiamentos, polêmicas e alterações no parecer do relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA). Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou em seu perfil no Twitter, a aprovação do projeto que garante “a transparência” e o “combate às notícias falsas” nas redes sociais.

Ainda de acordo com Alcolumbre, “a nova Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet é imprescindível para a proteção da vida de todos os brasileiros”.

“Precisamos entender esse universo e reconhecer que liberdade de expressão não pode ser confundida com agressão, violência ou ameaça”, acrescentou.

Orientaram contra o projeto o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e o líder do PSL, Major Olimpio (SP).

“Em atendimento aos apelos feitos por diversas entidades, mas sobretudo pela Safernet e por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente, lavramos uma nova redação para o artigo 12, que trata dos procedimentos de moderação”, justificou o relator, antes da votação do texto-base.

Ainda de acordo com o senador, as alterações buscaram deixar o texto mais “sucinto” garantindo a remoção de situações graves caracterizadas como violação de direitos de menores e preconceitos por etnia, raça e procedência nacional.

Além disso, foi acrescentado ao conselho representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

No texto, já era previsto a formação de representantes do Congresso, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de integrantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil, da sociedade civil, dos provedores de acesso, aplicações e conteúdo da internet e ainda dos setores de comunicação social e de telecomunicações.

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!