O PSC, partido do governador do Amazonas, Wilson Lima, decidiu não lançar candidatura própria a prefeito de Manaus e retirou, tarde deste sábado, 22, a pré-candidatura da ex-secretária de Justiça, Carol Braz, da disputa majoritária. A informação foi confirmada pela ex-secretária ao Portal O Poder, neste domingo, 23.
Carol, que é defensora pública licenciada, pediu exoneração da função de Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, em junho deste ano, para concorrer à Prefeitura de Manaus.
Com a saída da disputa pelo cargo majoritário, o PSC abre espaço para apoiar outras candidaturas. Nos bastidores, tudo indica que esse apoio será direcionado ao pré-candidato Ricardo Nicolau, numa articulação feita pelo senador Omar Aziz. Os dois são do PSD.
A secretária informou à reportagem que foi pega de surpresa, mas, que apesar de triste, deverá acatar a decisão do partido. Carol disse que a decisão foi repassada para ela pelo presidente do diretório estadual do PSC, Miltinho Castro.
“O partido ainda não lançou uma nota oficial sobre a decisão ou como vai atuar nas eleições deste ano, se terá candidatura própria ou irá compor uma aliança com demais partidos”, disse a ex-secretária.
Carol Braz disse que lamentou a decisão do partido, mas, que agradeceu a oportunidade. A ex-secretária disse, ainda, que não tem interesse de compor uma chapa como vice.
“Nunca foi meu foco, sempre trabalhei pela comunidade, independente de candidatura ou não, continuarei trabalhando pelas comunidades”, disse.
Carol Braz disse que ainda não sabe como deverá atuar nas eleições deste ano, mas, que será uma decisão pessoal se volta ou não a integrar o quadro do governo do Estado.
“A princípio, não conversamos nada sobre isso, mas, de qualquer forma, existe a possibilidade de eu continuar trabalhando pela população como defensora pública”, ressaltou.
Após reunião com líderes, como presidente municipal do Partido Social Cristão, Carol Braz ressaltou que vai focar sua energia em eleger o maior número de vereadores na cidade de Manaus e no interior do Amazonas.
“Eu agradeço a todos que estiveram comigo e declararam apoio à nossa pré-candidatura, muitos viram em mim a figura de uma mãe pra cuidar de nossa Manaus, mas não vejo esse momento como o fim de um sonho e sim para me preparar para uma missão ainda maior. Manifesto minha gratidão a todos que abraçaram esse projeto”.
A reportagem procurou a direção do partido para repercutir a decisão, o provável apoio a Ricardo Nicolau ou se o PSC vai usar o plano B, que é a pré-candidatura da delegada licenciada da Polícia Civil, Débora Mafra, que vem crescendo nas pesquisas de intenção de voto. Sem resposta até a publicação desta matéria.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação