Como adiantou o Portal O Poder, o PT (Partido dos Trabalhadores) oficializou neste domingo, 13, durante convenção municipal do partido, os nomes do deputado federal José Ricardo e da ativista Marklise Siqueira para a disputa à Prefeitura de Manaus nas eleições municipais deste ano.
O evento contou com a participação dos presidentes estadual e municipal de partidos que declararam apoio a candidatura de Zé Ricardo, com os representantes do Psol, que indicaram o nome da ativista Marklise Siqueira como pré-candidata a vice, além de representantes da Rede e PCB.
O PT oficializou, ainda, os nomes de 62 pretensos candidatos ao cargo proporcional que irão disputar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Faltou
Após vários desentendimentos e falta de unidade dentro do partido, o presidente do diretório estadual do PT, deputado estadual Sinésio Campos, preferiu não comparecer no evento que oficializou a candidatura do deputado federal José Ricardo nas eleições deste ano.
Sinésio disputava com José Ricardo a preferência dos filiados para emplacar seu nome como candidato do partido, no entanto, uma decisão da Executiva Nacional do PT chancelou, no mês de junho, o nome e Zé Ricardo como candidato.
Questionado pelo O Poder sobre a ausência do presidente do diretório estadual do partido, José Ricardo limitou-se a dizer que Sinésio está coordenando a campanha estadual em relação a outros prefeituráveis de municípios do interior.
“Não sei como está a agenda do presidente da estadual, o PT terá várias candidaturas no interior do Estado, então, o certo é que todos do partido estarão envolvidos na campanha política”, minimizou.
Em relação a mais apoio de partidos durante a disputa do pleito, o petista disse que até o momento as alianças estão fechadas. “Não tenho conhecimento de outro partido que queiram estar conosco. Tivemos um diálogo com o PCdoB, mas, eles mantiveram a candidatura deles e acredito que serão apenas esses quatro partidos de esquerda”, ressaltou o pré-candidato.
Críticas
José Ricardo aproveitou o evento e direcionou críticas para a atual gestão e gestões anteriores. “A atual gestão abandonou toda a cidade, foram oito anos perdidos, mais quatro anos anteriores de Amazonino Mendes. Amazonino foi tão ruim naquela gestão que não teve coragem de ser candidato a reeleição”, cutucou.
Sobre o discurso do prefeito de Manaus que vai entregar uma cidade com dinheiro em caixa e com saúde fiscal equilibrada, José Ricardo disse que os dados que vê são de dívidas. “O atual prefeito aumentou o nível de endividamento, fez empréstimos para tocar obras no finalzinho do governo. Sem contar que não foi construído escolas, creches ou unidades de saúde”, criticou José Ricardo.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Henderson Martins/O Poder