novembro 23, 2024 12:47

Para Amazonino, resultado da pesquisa o motiva; David Almeida vê chances de vitória

Os dois nomes que devem chegar no segundo turno das eleições municipais deste ano, em Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), conforme pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Pontual nesta terça-feira, 22, agradeceram a lembrança por parte do eleitor, relataram motivação e vislumbraram a possibilidade de vitória.

Com 32,5% da preferência do eleitor, Amazonino disse ao Portal O Poder que se sente honrado com o respeito dos eleitores. “Os números da pesquisa me motivam ainda mais a fazer uma campanha limpa e de propostas para ajudar a fazer de Manaus uma cidade ainda melhor”, completou o candidato.

Já David Almeida, que aparece com 15,0% das intenções de votos, e deve enfrentar Amazonino no segundo turno, disse que os números comprovam que podem chegar no segundo turno, com grande possibilidade de vitória. “A eleição ainda vai começar. Nós vamos mobilizar muita gente. Temos o maior número de partidos, sete ao todo, mais de 400 candidatos proporcionais e uma chapa muito competitiva. Eu e o Marcos (Rotta), que topou o desafio, somos jovens e preparados e vamos apresentar para a cidade de Manaus a solução para os problemas da capital”, disse.

Para o candidato José Ricardo (PT), que aparece com 6,4% das intenções de votos, disputando terceiro lugar no pleito com o deputado capitão Alberto Neto (Republicanos), o resultado da pesquisa Pontual, mostra que o nome do Partido dos Trabalhadores está concorrendo efetivamente para as eleições deste ano.

“A campanha vai começar no domingo, 27, então, a partir da semana que vem, estaremos nas ruas apresentando nossa candidatura e debatendo com a população o nosso plano de governo. Temos certeza que a partir daí, a população deverá definir quem são os candidatos e nossa aceitação deve ser ampliada. Por hora, agradeço as pessoas que me colocaram nessa posição, realmente competitiva e como sendo um candidato que tem chance de chegar no segundo turno e ganhar as eleições”, ressaltou José Ricardo.

‘Contente’

Em sexto lugar na pesquisa, com 3,7% das intenções de votos, o Coronel Menezes (Patriota), disse que está contente com este reconhecimento, muito embora acredite que este percentual seja maior que o divulgado pela pesquisa Pontual.

“O número mostra que nosso planejamento segue como esperado. Saímos do zero e já estamos pontuando, isso mostra o reconhecimento da população de Manaus com nosso trabalho e histórico”, ressaltou o ex-superintendente da Suframa (Zona Franca de Manaus).

Menezes disse que irá continuar com a caminhada, percorrendo todas as zonas da cidade, conversando olho no olho das pessoas, ouvindo suas demandas e falando a verdade para fazermos a diferença. “Com o início da campanha, iremos intensificar nosso corpo a corpo, falar abertamente de nossas propostas para os 12 eixos que iremos trabalhar, mas tomando todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Manaus pode ser mais e será melhor”, concluiu.

‘A disputa esta aberta’

Com 1,9% das intenções de votos, o candidato Ricardo Nicolau (PSD) disse que o trabalho nas redes sociais continua forte, com a convicção de que a disputa ainda está aberta. “Não tenho confiança nos institutos de pesquisa porque sei que muitos candidatos que as encomendam. Além disso, fica claro que a grande maioria dos cidadãos não tem candidato a prefeito, é nisso estamos trabalhando”, afirmou.

Otimista

Com 0,4% das intenções de votos, o candidato Romero Reis (Novo) ressaltou que a maioria da população ainda não decidiu o seu voto. “E temos exemplos reais de como a campanha decide o voto. Donald Trump, por exemplo, foi eleito presidente dos Estados Unidos contrariando as pesquisas, em 2016. Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil, em 2018, também contrariando as pesquisas. Romeu Zema, do Partido Novo, foi eleito governador de Minas Gerais, em 2018, contrariando as pesquisas”, disse o candidato.

Romero acrescentou que não tem dúvida nenhuma que, a partir do momento que a campanha começar, e as comparações forem feitas, ele irá subir muito e conquistar a vitória para a Prefeitura de Manaus. “Isso indica ampla chance de crescimento para candidatos que tem propostas inovadoras, como nós”, afirmou.

‘Sem rejeição’

Na lanterninha, com 0,1% das intenções de votos, Marcelo Amil disse que o resultado reafirma o que já observavam, que a rejeição está perto de zero, e com a maior inserção nas TV’s, por conta da formalização da candidatura, a tendência é de crescimento.

“A eleição é maratona, não cem metros rasos. Então nos mantemos discutindo propostas viáveis e factíveis, reunindo com lideranças e com estudiosos, e assim construindo a melhor proposta pra Manaus. Estamos tranquilos que a população de Manaus vai avaliar propostas e postura. Oferecendo a melhor proposta, e apresentando uma postura adequada, o crescimento nas pesquisas é natural”, ressaltou o candidato.

Sem resposta

Até a publicação dessa matéria, os candidatos, Alberto Neto, Alfredo Nascimento (PL), Gilberto Vasconcelos (PCdoB) e Chico Preto (DC), não retornaram à reportagem sobre a repercussão dos números da pesquisa Pontual.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!