Numa campanha eleitoral que foi quase que exclusivamente digital, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, é possível ver claramente como cada candidato fez uso das verbas disponíveis para campanha e os resultados das estratégias adotadas dentro das redes sociais.
Nas declarações oficiais disponibilizadas à Justiça Eleitoral, os maiores pagadores de anúncios nas redes sociais foram Alfredo Nascimento (PL) com R$ 290 mil, seguido por Ricardo Nicolau (PSD), com R$ 135 mil; David Almeida (Avante), com R$ 115 mil e, Amazonino Mendes (Podemos). com R$ 100 mil.
Os valores são considerados baixos se comparados ao total de orçamento dos candidatos. Dentre eles, o maior investidor é David com 5,98% de sua verba, seguido por Alfredo com 4,81%, Nicolau com 3,26% e Amazonino com 2,88%.
Desproporcional
Investindo valores bem menores, mas ainda expressivos, aparecem Romero Reis (Novo) com R$ 50 mil em anúncios, seguido por Capitão Alberto Neto (Republicanos), com R$ 29 mil; José Ricardo (PT), com R$ 18 mil e Coronel Alfredo Menezes, R$ 12 mil. Os valores representam respectivamente, 7,31%, 2,61%, 1,21% e 12,67% das verbas dos candidatos.
Chico Preto (DC) foi o concorrente ao pleito que dedicou maior parte de sua verba às redes. Do total de R$ 31 mil disponíveis para sua campanha independente, os R$ 5 mil voltados a anúncios representam 16,07%.
Com orçamentos ainda mais baixos aparecem Gilberto Vasconcelos (PSTU), que investiu R$ 500 em anúncios, 4,07% de seu orçamento de R$ 12,2 mil. Marcelo Amil (PCdoB), com verba total de R$ 18 mil, optou por não fazer esse tipo de investimento.
O que os números mostram…
De acordo com dados do sistema Social Blade, a popularidade de Ricardo Nicolau é crescente. No Facebook, o deputado estadual que terminou o mês de outubro com média de 8 mil pessoas falando sobre ele nas redes sociais, chegou a 15 mil pessoas na última quarta-feira, 11, valor próximo ao de José Ricardo, que mesmo com pouco investimento pago, terminou o dia 10 com 16 mil pessoas citando-o no mesmo aplicativo.
Com valor total de investimento parecido com Nicolau, David Almeida é quem apresenta os melhores números entre os 5 melhores colocados da pesquisa Pontual. Com média constante acima dos 30 mil interessados no Facebook durante as últimas 2 semanas, o candidato do Avante aparece com 34 mil pessoas falando sobre ele na última terça-feira, 10. Números superiores a Amazonino Mendes (Podemos), que terminou o dia com média de 25 mil pessoas interessadas em seu nome na mesma rede social.
Com investimento quase 3 vezes maior que os concorrentes que mais investiram, Alfredo Nascimento (PL) não apresenta resultados expressivos. Seu pico de interesse nos últimos 15 dias é o mesmo atual, de 8 mil pessoas em média, número igual ao do candidato do Novo, Romero Reis, que cresce em interesse de forma gradual e constante.
Constante como Alfredo, aparece Chico Preto (DC), que teve picos de 16 mil a 17 mil interessados em seu nome, mas manteve média de 4 mil na última quarta, 11.
Sobe e desce
Como apontado pelas pesquisas eleitorais, o candidato do Republicanos, Alberto Neto, vem apresentando queda na intenção de votos desde o início do período de propaganda eleitoral oficial e o ambiente digital mostra o mesmo.
Famoso nas redes sociais antes do pleito, o capitão que tem 1,2 milhão de seguidores no Facebook teve queda abrupta de interessados no seu nome na plataforma. No fim de outubro, a média de pessoas falando sobre Alberto Neto era de 304 mil pessoas, e o mesmo número fechou o dia 11 de novembro em 62 mil.
Já o também bolsonarista, Coronel Alfredo Menezes (Patriota), aparece em ascensão assim como nas pesquisas. O quinto colocado da pesquisa Pontual mais que duplicou o interesse em seu nome nas últimas quinzena. De 9 mil usuários interagindo com seu nome no final de outubro, o candidato de Bolsonaro aparece agora com média de 22 mil pessoas.
Sharon Marques, para O Poder
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