janeiro 27, 2025 15:18

CMM repercute repasse do Fundeb aos profissionais da educação pela Prefeitura de Manaus

Os vereadores que compõem a bancada da Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM) repercutiram, positivamente, o anúncio do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que confirmou o repasse da sobra dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) aos profissionais da educação da rede municipal.

A declaração foi feita na noite de ontem, 23, juntamente com o pagamento dos 14° e 15° salários para professores, após um encontro com gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Câmara de Manaus, que por meio da comissão de Educação, havia anunciado uma fiscalização da quantidade de rateio deste ano, firmou novamente o compromisso junto à Semed para determinar esses valores e divulgar até o final desse mês.

“Hoje nós vamos ter uma reunião com a professora Kátia onde vamos verificar o valor que vai ser distribuído, e agora luta ela está mais próxima do final, que é o rateio dos professores no final do ano”, declarou o membro da comissão, Fransuá (PV).

Em seu discurso, o vereador Gedeão Amorim (MDB) esclarece que a distribuição do recurso pode ser feito pelos dirigentes de forma política, em decorrência dos movimentos eleitorais, que segundo ele, “fazem uma propaganda”.

“Essa questão de discussão de excedentes do Fundeb é uma discussão tanto quanto sem importância, permita-me se dizer”, dispara o parlamentar. “Fica-se entendido que Fundeb não é recurso federal, muito gente traz esse equívoco”, diz.

“Quanto essa antecipação de resíduos do Fundeb, isso é uma opção que os dirigentes podem fazer, eu diria politicamente, porque não havia isso antes. Você encerra a contabilidade pública no final de dezembro”, explica.

“Nós da Comissão de Educação estamos bastante empenhados em esclarecer. Ninguém está fazendo questão meramente política, é uma questão de reconhecimento dos professores, da categoria pelo seu trabalho”, informa a vereadora Profº Jacqueline (Podemos) que quer ainda, na próxima plenária, anunciar o valor do recurso.

Os vereadores Chico Preto (DC) e Sassá (PT) também comemoraram o anúncio do repasse, mas reforçaram suas declarações em razão da distribuição do recurso aos professores, que deve ter a análise contínua dos membros da comissão da casa legislativa.

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Últimas Notícias

Com sinais de rasteira, Parintins declara ‘estado de emergência’

O prefeito de Parintins, Mateus Ferreira Assayag (PSD), decretou, por meio do Diário Oficial, situação de emergência administrativa no...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!