Os democratas do Congresso acusaram o presidente dos EUA, Donald Trump, de incitar a insurreição e ponderaram o impeachment dele pela segunda vez, depois que partidários atiçados por suas falsas alegações de fraude eleitoral invadiram o Capitólio dos EUA esta semana.
Em meio a cada vez mais pedidos para sua destituição do cargo, Trump finalmente denunciou a violência que deixou cinco pessoas mortas, incluindo um policial.
Em um vídeo divulgado na noite de quinta-feira, o presidente republicano pediu a reconciliação e também prometeu uma transição de poder suave e ordenada.
Imediatamente após o ataque de quarta-feira, que interrompeu uma sessão do Congresso realizada para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden, Trump se recusou a condenar os manifestantes, mas disse que os amava e repetiu sua afirmação de que estava sendo enganado na vitória.
Pelosi e Schumer, junto com outros líderes democratas, pediram um processo de impeachment imediato se Pence e o Gabinete se recusarem a tomar medidas para remover Trump do poder. Biden deve assumir o cargo em 20 de janeiro.
Conteúdo e foto: Reuters