A Câmara Municipal de Manaus (CMM), sob presidência do vereador David Reis, do Avante, acompanha calada denúncias que envolvem o prefeito David Almeida, também do Avante, sobre possível desvio de vacinas para atender pessoas privilegiadas, nomeação de ex-vereadores derrotados no último pleito e até ameaças de publicar portaria proibindo a divulgação de fotos de profissionais sendo vacinados.
Numa semana conturbada com diversas polêmicas, o presidente do Legislativo municipal, David Reis, do mesmo partido que o prefeito, não se manifestou e muito menos sinaliza qualquer medida fiscalizadora. Fiscalizar os atos do prefeito, inclusive, é uma das principais atribuições dos vereadores.
O Portal O Poder tentou contato com David Reis para questionar quais ações a casa estaria tomando para fiscalizar os atos e cobrar transparência, mas não teve as ligações atendidas.
A reportagem também entrou em contato com a Diretoria de Comunicação da Câmara para fazer os mesmo questionamentos, mas até a publicação da matéria não teve a demanda respondida via e-mail.
A casa legislativa sequer se manifesta em realizar alguma sessão extraordinária para tratar sobre a crise da saúde causada pelo avanço da pandemia da Covid-19 em Manaus e quais medidas pode tomar para auxiliar na resolução do problema.
Oposição
O vereador Amom Mandel, do Podemos, foi um dos que se manifestou sobre a postura do prefeito. No dia 20, ele teceu comentários nas suas redes sociais: “Questionável, me parece, a atitude tomada pelo prefeito de proibir fotografia, quando deveria pedir que tudo fosse feito com a maior transparência”, escreveu.
Em outra postagem, ele cobrou o prefeito para que apurasse denúncias de falta de vacinas. “Lista de hospitais que, segundo denúncias, não estão recebendo vacina: Dona Lindu, FCECON, Francisca Mendes e todos os hospitais particulares. Os médicos atuam na linha de frente e precisam ser vacinados. Vamos apurar essas denúncias, @DavidAlemidaAM? Vou ajudar no que puder”.
Aliados
No ano passado, após a eleição municipal, David Reis garantiu o apoio dos colegas e foi eleito presidente da Câmara. A maioria dos vereadores, inclusive, declarou apoio ao novo prefeito. Com a casa nas mãos de David Reis, o prefeito tem a segurança de não ser alvo de nenhum questionamento ou investigação.
Milícias digitais
Em coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira, 21, na Prefeitura de Manaus, David Almeida negou desvio de vacinas e afirmou ser alvo de fake news de uma milícia digital que tem o objetivo de promover o caos, mas não citou nomes de quem seriam os opositores.
Sobre a portaria que impediria divulgação de fotos de servidores sendo vacinados, o prefeito recuou, após inúmeras críticas, e não publicou a determinação.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Tiago Correa/CMM