janeiro 20, 2026 14:33

Afetado pela pandemia, setor de serviços registra queda de 7,8% em 2020

Maior setor da economia brasileira, serviços fechou 2020 com retração de 7,8%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11).

A pandemia do novo coronavírus é apontada como a principal causa para o encolhimento do setor, que permanceu diversos meses de portas fechadas. Em dezembro, serviços tiveram queda de 0,2%, na comparação com o mês anterior, número já esperado pelos especialistas.

A retração foi sentida em quase todas as áreas do segmento: alojamento e alimentação caíram 4,1% em dezembro; transporte terrestre recuaram 3%, na comparação com novembro.

Para economistas, os novos dados somados aos divulgados sobre as vendas no varejo – que tiveram recuo de 6,1% em dezembro na comparação com o mês anterior e subiram 1,2% sobre um ano antes – reforçam que a recuperação da economia brasileira não será em V, como previsto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, mas em sinal de raiz quadrada: queda rápida, com recuperação acelerada no início, seguida de estabilização.

 

Conteúdo: CNN

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!