Maior setor da economia brasileira, serviços fechou 2020 com retração de 7,8%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11).
A pandemia do novo coronavírus é apontada como a principal causa para o encolhimento do setor, que permanceu diversos meses de portas fechadas. Em dezembro, serviços tiveram queda de 0,2%, na comparação com o mês anterior, número já esperado pelos especialistas.
A retração foi sentida em quase todas as áreas do segmento: alojamento e alimentação caíram 4,1% em dezembro; transporte terrestre recuaram 3%, na comparação com novembro.
Para economistas, os novos dados somados aos divulgados sobre as vendas no varejo – que tiveram recuo de 6,1% em dezembro na comparação com o mês anterior e subiram 1,2% sobre um ano antes – reforçam que a recuperação da economia brasileira não será em V, como previsto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, mas em sinal de raiz quadrada: queda rápida, com recuperação acelerada no início, seguida de estabilização.
Conteúdo: CNN
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília