O sepultamento de animais domésticos de estimação em jazigos campas, e gavetas ou carneiras nos cemitérios públicos de Manaus, pode virar lei. O projeto de lei de autoria da vereadora Glória Carrate (PRP) foi apresentado no último dia 9, e está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM)
De acordo com o projeto, o sepultamento prioriza a animais de estimação da família do concessionário da campa ou jazigo. A matéria propõe ainda, que os cemitérios particulares poderão definir regramento próprio.
Glória Carrate na justificativa do projeto, destaca que os animais são membros das ‘famílias humanas’. “Os animais domésticos atualmente são considerados membros das famílias humanas, principalmente os cães e gatos, com os quais as pessoas mantêm estreitos vínculos afetivos”, afirma.
Outro ponto destacado pela parlamentar é que os cemitérios e crematórios particulares que já estão com esta pratica cobram altíssimas taxas para o serviço.
“Os poucos cemitérios e crematórios particulares destinados a animais domésticos cobram altíssimas taxas, praticamente inviabilizando a utilização pela maioria dos proprietários de animais”, concluiu.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação