O vereador Diego Afonso (PSL) pediu que os órgãos fiscalizadores se empenhem mais ao supervisionar os rios e lagos do Tarumã, pois, segundo ele, as embarcações pequenas são um “perigo” e colocam em risco a vida de centenas de pessoas. O pedido foi feito no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira, 27.
A sugestão veio em um aparte no discurso de Márcio Tavares (Republicanos), que lamentou o naufrágio de uma embarcação de pequeno porte no Lago do Mariano, na Região do Tarumã Açu, no último domingo, 25, após ondas ocasionadas por uma embarcação maior. Um bebê de 9 meses desapareceu durante o acidente e foi encontrado sem vida na tarde de ontem, 26.
De acordo com Afonso, a fiscalização diminuiu em comunidades rurais e ribeirinhas, mas mantém um ritmo bom com embarcações grandes, iates e flutuantes. “Com as pequenas embarcações, o tráfego é mais intenso e sem nenhuma segurança. As embarcações menores em saída de comunidades são de pessoas que, inclusive, não têm a mesma condição de manter o equipamento e acabam colocando em risco a vida de centenas de pessoas. É aí que se encontra o perigo. É preciso acompanhamento mais rigoroso pelos órgãos competentes”, comentou.
Márcio Tavares (Republicanos), ao retornar o discurso, disse que constatou que várias pessoas estavam sem itens de segurança naútica quando assistiu a uma reportagem feita na Marina do Davi, situada na avenida Coronel Teixeira. “Vi ontem, 26, que atracaram três embarcações pequenas e ninguém usava colete salva-vidas. A utilização de itens de segurança é muito importante. Peço a quem usa as embarcações pequenas que os utilizem”, finalizou.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins