O Projeto de Lei 2.564/2020 que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras das redes pública e privada que está sendo discutido no Senado Federal, foi tema de debate nesta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante realização da Tribuna Popular em homenagem ao Dia Internacional do Enfermeiro.
O presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Amazonas, enfermeiro Darlison Ferreira, pediu apoio aos vereadores para que ajudem na causa da regulamentação do piso salarial da categoria, além de melhores condições de trabalho. O dirigente comentou que a luta dos profissionais já dura mais de 30 anos.
“O Projeto de Lei do piso salarial não avança porque tem uma força muito grande da rede privada de saúde. Somente em Manaus, mais de 70 profissionais de enfermagem perderam a vida. Esse número foi reduzido em 70% com a imunização dos trabalhadores da classe. Realmente, o Brasil tem essa dívida com a profissão de enfermagem. Esse é o momento de provocar os deputados e fazer pressão pela aprovação nosso PL”, afirmou Darlison.
O autor da propositura, vereador Fransuá (PV), falou que a Câmara Municipal vai apoiar a causa dos enfermeiros. “Ficou claro que vocês têm o apoio desta Casa e, sobre a questão nacional, vou conversar com os vereadores para ver o que mais podemos fazer além da moção de apoio”, afirmou.
O vereador Jander Lobato (PTB) disse que os enfermeiros foram guerreiros nesse período de pandemia no Amazonas e que muitos deram a sua vida no combate à doença. “Fica aqui a minha gratidão. Os enfermeiros deram a vida por muitas pessoas como se fossem pai e mãe que dão a vida por um filho”, ressaltou.
Discrepância salarial
A vereadora Professora Jacqueline (Podemos) explicou que tem enfermeiros na família e que a discrepância salarial é assustadora. De acordo com a parlamentar, atualmente o Brasil tem uma dívida com a categoria da saúde porque muitos morreram no exercício da profissão para salvar vidas.
“Sei que vocês fizeram um trabalho primoroso e que muito orgulha a todos os brasileiros. Os gestores públicos deveriam reconhecer o valor que vocês têm e não é fazer apenas homenagem, mas reconhecer financeiramente. Temos que fazer pressão na Câmara Federal, que é lá que os pisos salariais são definidos. Mas a Comissão de Saúde pode fazer uma comitiva e bater de porta em porta solicitando esse piso. O momento é esse”, afirmou a parlamentar.
Raiff Matos (DC) disse que, quando pensa em enfermeiros também pensa em algo divino de amor ao próximo. “Gostaria de parabenizar essa profissão tão nobre, para que vocês se sintam encorajados. Sabemos que o cenário não é propício, mas nos colocamos à disposição de vocês. Que vocês continuem sempre com esse chamado, que é algo que a sociedade precisa”. ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação