fevereiro 21, 2026 23:08

Prefeito de Manicoré tem 15 dias para atualizar Portal da Transparência

O prefeito de Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus, Lúcio Flávio (PSD), tem 15 dias para atualizar contas e demais informações referentes ao município no Portal da Transparência. A recomendação é do Ministério Público do Estado Amazonas (MPAM).

Conforme documento publicado no Diário Oficial do MPAM, a atualização das informações no site garantem o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e, adequadamente, as exigidas no artigo 8º da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

De acordo com o documento, até o momento, o sítio eletrônico da Prefeitura Municipal se mostrou insuficiente no cumprimento dos requisitos de transparência e os sites da Câmara Municipal e da Prefeitura não contêm qualquer decreto relativo ao plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos das atividades fins e de meio concernentes à Administração Direta e Indireta do Poder Executivo de Manicoré.

Ainda de acordo com a recomendação assinada pelo promotor Vinícius Ribeiro de Souza, devem ser disponibilizadas no site informações sobre licitações já existentes assim como a eventual consolidação de novos contratos.

O prefeito também deve regulamentar o plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos das atividades referentes à Administração Direta e Indireta do Poder Executivo de Manicoré, realizando a gestão documental e sua guarda especial, de forma capaz de manter permanentemente a memória dos documentos oficiais.

Para o promotor Vinícius Ribeiro, a inobservância da recomendação acarretará na adoção de todas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

Confira o documento aqui.

 

Yasmim Araújo, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!