janeiro 20, 2025 09:06

Amazonas registrou mais de 14,3 mil contratações em abril

Em abril deste ano, o Amazonas registrou um total de 14.329 contratações. Os dados são do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apontam, ainda, que o período totalizou 12.377 funcionários desligados e um saldo de 1.952 postos.

Do montante de admissões, 3.294 correspondem à indústria. Os desligamentos no setor totalizam 3.097. O salário médio pago pela indústria do estado é de R$ 2.946,00, quando a média nacional é de R$ 2.792,00.

De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a indústria amazonense responde por 20,2% dos empregos formais do Estado, e por 30,4% do emprego industrial de toda a região Norte, com 121.530 postos de trabalho ocupados. Desse total, aproximadamente, 94 mil estão no Polo Industrial de Manaus (PIM), entre mão de obra efetiva, temporária e terceirizada.

“A indústria do PIM também foi responsável por melhorar o nível de emprego no Amazonas, ajudou a expandir a escolaridade em toda a região e promoveu o crescimento da renda per capita local acima da média nacional”, comentou o presidente da Fieam, Antônio Silva.

Em alta

Outro setor que teve incremento no Amazonas, conforme os dados do Caged, foi o comércio. Ao todo, foram 3.813 admissões em abril deste ano.

“Os dados apontam que o comércio foi na contramão do momento. O esperado era que houvesse uma desaceleração natural devido à pandemia de covid-19, período em que os estabelecimentos precisaram ficar fechados e dispensar funcionários”, analisou a economista Bianca Rezende.

A especialista ressaltou que mesmo fechado, o comércio pôde registrar incremento com as novas formas de trabalho. “O serviço de delivery facilitou muito a vida dos empresários e dos consumidores. As vendas conseguiram estabilizar para não resultar em tanto prejuízo”, explicou.

Além de indústria e comércio, a construção no Amazonas também obteve um bom desempenho em abril deste ano. Foram 1.265 admissões e 839 desligamentos. Já a agropecuária registrou 39 admissões e 15 desligamentos em abril deste ano no Estado.

 

 

Alyne Araújo, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Incentivos fiscais concedidos não refletem em queda de preços, diz Sindipetro

O coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), Marcus Ribeiro, afirmou para A CRÍTICA que a aprovação...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!