O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) concedeu o registro de candidatura de Rodinei Moura Ramos, candidato do Avante nas eleições de 2020, nesta quarta-feira, 30. Os 4.189 votos dados ao candidato foram validados pela maioria dos desembargadores presentes na 47ª Sessão Plenária do órgão e podem gerar mudanças na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Com isso, o Avante sobe para 95.349 votos, abrindo uma quinta cadeira no plenário Adriano Jorge. A vaga seria do atual titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira. O ex-vereador do Avante recebeu 4.566 no pleito de 2020 sendo o primeiro suplente da sigla.
Reconhecimento
O relator do Processo nº 0600.834-33.2020.6.04.0001, desembargador Luís Felipe Avelino Medina, reconheceu que o Ministério Público Eleitoral (MPE) não ouviu a defesa de Rodinei Ramos sobre a Certidão de Quitação Eleitoral e ignorou os novos fatos apresentados pela defesa do candidato. Com isso, ele reconheceu a omissão do órgão e validou a documentação de Ramos.
O desembargador Marcelo Pires Soares foi o único presente na Sessão Plenária que se manifestou contra a decisão do desembargador Luís Felipe Avelino Medina.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) tinha negado o registro de candidatura de Ramos porque ele não prestou contas à justiça eleitoral dos gastos de campanha nas eleições de 2016.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins