O dia 7 de setembro será o “Dia D” para os apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido) espalhados pelo país inteiro. Principalmente após o tradicional desfile cívico-militar ser cancelado em Brasília (DF). Com isso, os bolsonaristas “ressignificaram” a data convidando por um ato em todo o país de apoio ao presidente.
Em Manaus, a única certeza é a data e o horário de 15h. O Poder encontrou, ao menos, dois itinerários divulgados pelos apoiadores do presidente na capital amazonense. Não há detalhes se será em formato motociata, como vem ocorrendo nas últimas manifestações de apoio ao presidente, ou se será no formato tradicional, com pessoas a pé.
Coronel Menezes (PP), braço direito do presidente no Amazonas, divulgou em suas redes sociais que a concentração será na praça do Congresso, no centro de Manaus, em frente ao Instituto Estadual do Amazonas (IEA), a partir das 15h. “Vamos fazer o quadrilátero da liberdade! Esse é um ato por você, por mim, por todos nós!”, escreveu o amigo pessoal de Bolsonaro.
Por outro lado, Romero Reis (sem partido), que tem uma “rixa” com Menezes, anunciou que a concentração será às 15h, em frente ao anfiteatro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
“Dia 7 de Setembro vai ser gigante! Voto impresso, Defesa das liberdades individuais, privatizações, apoio ao presidente Bolsonaro e, o mais importante, em prol ao Brasil!”, escreveu o empresário. A Direita Amazonas, também anunciou a Ponta Negra como ‘point’ para a concentração.
Nos comentários das postagens é possível ver que os simpatizantes dos movimentos de direita em Manaus também estão divididos em quais movimentos participar. Existem, ainda, àqueles que pedem para a concentração ser em apenas um lugar como forma de uni-los.
“Por que não se juntam para ser só na Ponta Negra? Por isso que vocês não estão ganhando nada. A desunião fala mais alto”, perguntou um internauta.
Procurado pelo O Poder e questionado se existe uma estratégia para o feriado nacional, Coronel Menezes apenas ressaltou que participará da concentração no Centro e que Manaus é um espaço democrático.
“Eu estarei na praça do Congresso! Há espaço em Manaus para todas as manifestações democráticas. Assim ocorrerá em todo Brasil”, frisou Menezes.
Os parlamentares que apoiam abertamente o presidente nas redes sociais como Delegado Pablo (PSL), Delegado Péricles (PSL), Capitão Alberto Neto (Republicanos) ainda não se manifestaram sobre os movimentos do dia 7 de setembro no Amazonas em suas redes sociais.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins