O vereador Robson Almeida de Siqueira Filho (PV), o Dr. Robson Siqueira, teve o mandato cassado por quebra de decoro pela Câmara Municipal de Itacoatiara nesta terça-feira, 21. Foram 12 votos a quatro dos colegas parlamentares em uma sessão tensa com denúncia de que o prefeito Mário Abrahim (PSC) estaria propondo conceder a quantia R$ 10 mil em troca de apoio à cassação.
O acúmulo de cargos do parlamentar foi um dos principais motivos para a cassação, além de já ter sido preso por envolvimento com o tráfico de drogas. Condenado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Robson Almeida acumulava cargos públicos: como médico generalista e plantonista no Estado e na Prefeitura de Silves, como Terceiro Sargento da Polícia Militar e vereador em Itacoatiara.
Com a saída do parlamentar, Fábio Cavalcante Miquiles, também do Partido Verde (PV) assume a cadeira na Casa Legislativa do município.
Robson Almeida de Siqueira Filho tentou anular a cassação por quebra de decoro motivada pelo acúmulo de cargos por meio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que negou o recurso, autorizando a Casa Legislativa a continuar o processo.
O Poder entrou em contato com Robson Siqueira (PV) e com o prefeito Mário Abrahim (PSC) por ligações telefônicas e por aplicativo de mensagens, mas até a publicação desta matéria, não houve resposta.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins