janeiro 13, 2026 15:13

MPAM vai apurar grave violação da prefeita de Nhamundá por não disponibilizar informações no Portal da Transparência 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou Inquérito Civil (IC) para apurar a grave violação aos princípios da administração pública praticada pela Raimunda Marina Brito Pandolfo (PSD). A gestora não tem disponibilizado informações públicas no Portal da Transparência de Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus).

A informação foi divulgada no Diário Oficial do MPAM. O documento tem assinatura eletrônica do Promotor de Justiça Weslei Machado. 

Conforme o Procurador de Justiça, o IC foi instaurado para investigar a grave violação aos princípios da gestão pública, em especial, dos princípios da legalidade, da publicidade, da eficiência e da isonomia por administradores públicos locais em razão de não disponibilizar informações públicas atualizadas em seu sítio eletrônico na internet. 

O MPAM requisitou à prefeita de Nhamundá informações sobre o funcionamento do Portal da Transparência e sobre a disponibilização atualizada de informações, editais, contratos, extratos, decretos e demais atos administrativos, bem como das leis, decretos legislativos, resoluções, emendas à Lei Orgânica, regimentos e Lei Orgânica Municipal.

O promotor de Justiça solicitou que a Prefeitura de Nhamundá envie cópia dos presentes autos ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Prazo

Weslei Machado resolveu expedir recomendação para que a prefeita do Município, no prazo de 45 dias, coloque em pleno funcionamento o Portal da Transparência da Prefeitura de Nhamundá, em observância às exigências contidas na Lei complementar n° 131/2009 e na Lei n° 12.527/2011.

Leia o documento aqui

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!