fevereiro 24, 2025 08:41

Estabelecimentos insistem na cobrança de sacolas plásticas, diz vereador

A venda das sacolas plásticas voltou a ser assunto no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira, 19. O vereador Sassá da Construção Civil (PT) reclamou que mesmo com a adequação da chamada “lei das sacolas”, estabelecimentos comerciais insistem em cobrar pelos itens.

Além disso, o parlamentar explicou que possui um Projeto de Lei tramitando na Casa Legislativa que obriga esses locais a disponibilizarem sacolas biodegradáveis de maneira gratuita. “O DB vende sacola e diz que está amparado por Lei, mas cadê o bom senso? Eu acho que o PL que eu coloquei tem que ser ‘tramitado’ logo. Por que que eles não dão a sacola de graça? Faço um apelo para ir aos supermercados que fornecem sacolas de graça”, pediu.

Sassá pediu para a Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) comparecer ao estabelecimento comercial porque, além da comercialização de sacolas, existem denúncias de alimentos estragados sendo vendidos.

“O povo está cobrando e com razão. Temos que ter pena de quem tem pena da gente”, afirmou Sassá, que votou a favor da polêmica lei das sacolas.

Carpê Andrade questionou o porquê dos empresários continuarem a cobrar pelas sacolas, uma vez que o preço já está incluso na mercadoria. O parlamentar pediu que o presidente da Comdec, Márcio Tavares (Republicanos), encontre um denominador comum para parar as cobranças.

“O que esses empresários estão fazendo é uma vergonha. Porque não caberia cobrança de sacolas porque já está embutido no preço. É lamentável que isso esteja acontecendo. Isso não é conduta de um empresário que esteja fazendo o certo”, comentou Mitoso (PTB).

William Alemão (Cidadania) reforçou o pedido de Sassá para que os consumidores façam compras em locais que não cobrem as sacolas plásticas.

Tramitação

Sassá deu entrada no PL nº 556/2021 em meio à tramitação polêmica da Lei das Sacolas no último dia 4 de outubro. A matéria “dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento gratuito de sacolas biodegradáveis para acondicionamento e transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores nos estabelecimentos comerciais”.

Atualmente, ela está na Diretoria Legislativa (DL) ,responsável por organizar a pauta de votação dos parlamentares, desde o último dia 5 de outubro. De acordo com o Sistema de Apoio ao Plenário (SAPL), os vereadores devem deliberar a matéria nas próximas sessões.

O PL nº 556/2021 está aqui.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Polícia Federal faz operação no TJAM

Equipes da Polícia Federal estão nas ruas de Manaus desde as primeiras horas da manhã de hoje, 24. Os...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!