O governador Wilson Lima (PSC) afirmou, durante a inauguração do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) do Galileia, Zona Norte de Manaus, nesta quarta-feira, 20, que os servidores da Educação vão receber o maior abono do Fundeb da história do Amazonas. Os recursos serão repassados pelo governo federal via fundo de educação básica.
“Hoje é um dia muito importante porque continuamos ‘pavimentando’ um caminho para o futuro e transformar a vida das pessoas. Estamos inaugurando com muito trabalho e esforço uma unidade de ensino para formar os cidadãos que moram na área mais populosa de Manaus na Zona Norte, com capacidade de atendimento superior a todas as escolas particulares e aqui vamos atender 9 mil alunos”, destacou.
Além do Fubndeb, Wilson Lima confirmou que o governo vai pagar 14º e 15º salários para todos os profissionais do setor e não apenas para professores. Com a medida, serão beneficiados servidores administrativos, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e vigilantes.
“Ainda este ano vamos pagar o 14º e o 15º salário aos professores que atingirem as metas. Fizemos algo inédito no ano passado, resultado do planejamento. Pagamos o Fundeb para todos os profissionais da área de Educação desde a merendeira aos cargos mais importantes. E esse ano nós vamos pagar o maior Fundeb da história, o maior abono de todos os tempos. Tudo isso, para valorizar o profissional de Educação. Vai ser pago para todos os profissionais”, afirmou.
O novo Cetam terá seis salas de aulas com 16 laboratórios, biblioteca com o acervo de 12 mil livros, auditório, numa área construída de 3,5 mil metros quadrados. A instituição vai atender 9 mil alunos e oferecer 43 cursos.
A presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Therezinha Ruiz (PSDB) destacou a importância do Cetam na educação.
“Esta grande obra servirá não somente para a formação, mas, principalmente, na atualização e profissionalização na importância que tem para um governo que quer formar pessoas para o mercado de trabalho. Somente um jovem como o governador Wilson Lima que tem uma visão futurista poderia construir esse grande centro de formação”, ressaltou.
O diretor presidente do Cetam, José Augusto Neto, afirmou que a inauguração do maior Cetam do Amazonas era um macro na história.
“Os alunos aqui da Zona Norte terão acesso a partir de agora a cursos públicos de qualificação profissional na sua própria localidade e essa é a diferença e terão mais acesso a empregos e a renda. Essa escola foi construída pelo governo do Estado para mudar a vida das pessoas. A equipe do Cetam está dedicada para que isso aconteça e vou resumir a nossa proposta em três palavras: compromisso, inovação e oportunidade”, afirmou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins