O Amazonas registrou um total de 4.302 novos postos de trabalho em setembro deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência nesta terça-feira (26).
O “recorde” do período ficou para o setor de serviços. Ao todo, foram gerados 2.173 empregos. Em seguida, aparece a indústria geral com um total de 1.120 novas contratações.
O crescimento no número de admissões está dentro do esperado. “Ainda enfrentamos um momento de dificuldades na economia, porém, a recuperação é visível nos índices de contratação”, disse o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota.
Ainda de acordo com o dirigente, esse número tende a ser maior com a chegada do período de fim de ano. A temporada costuma ser boa tanto para o setor de serviços quanto para o setor de comércio que contratou 721 pessoas em setembro, conforme os dados do Caged.
Outro setor em franca evolução é o de informação. Ao todo, foram criadas 896 novas vagas para a área que engloba os campos de comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
Dados nacionais
O Caged indicou que em setembro deste ano o Brasil registrou 313.902 vagas de trabalho com carteira assinada. O montante ainda está abaixo das expectativas do mercado.
Ao longo do ano, o saldo foi de 2.512.937 novos postos. O setor que mais contratou foi o de serviços, com um total de 1.068.705 vagas criadas para o mercado de trabalho.
Alyne Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução