Roraima – Após cassarem o mandato de Jalser Renier (SD), os parlamentares reconduziram, em eleição realizada no início da tarde desta segunda-feira, 28, o deputado Soldado Sampaio (PCdoB) à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A chapa de Sampaio foi a única registrada.
No total, Sampaio teve 21 votos favoráveis e nenhum contra. O deputado estava no cargo de presidente até semana passada, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela recondução de Jalser Renier à presidência da ALE.
Não estiveram presentes e não votaram os deputados Lenir Rodrigues (Cidadania), Odilon Filho e Dhiego Coelho.
Ação
O afastamento de Jalser Renier da presidência da Assembleia Legislativa de Roraima foi fruto de uma ação movida pelo PSOL, representado pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que questionava a forma como o parlamentar foi reconduzido à presidência da Mesa Diretora da Assembleia.
De acordo com a sigla partidária, o deputado não vinha respeitando, desde 2015, o trâmite de conclusão dos mandatos para ser reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo.
Cassação
Na manhã desta segunda-feira, 28, em sessão extraordinária, os deputados estaduais cassaram o mandato do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier (SD), por conduta incompatível com o decoro parlamentar. Foram 18 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum contra.
O deputado do Solidariedade é apontado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) como o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, ocorrido em outubro de 2020. Pelo menos dois pedidos de cassação do mandado do parlamentar foram protocolados na Casa Legislativa.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação