abril 25, 2024 16:28

Comércio deverá expor preço total e por unidade de medida dos produtos

spot_img

Os supermercados, hipermercados, autosserviços, conveniências, mercearias e similares – onde o consumidor tenha acesso direto ao produto, sem intervenção do comerciante – deverão expor, além do preço total do produto, o preço por unidade de medida. É o que determina o Projeto de Lei nº 303/2022, de autoria da deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) e em tramitação na Assembleia Legislativa do do Amazonas (Aleam).

De acordo com o Projeto de Lei é considerado preço por unidade de medida, o valor em reais, calculado, por quilograma, litro, metro, unidade ou outra medida, conforme o caso. Os fornecedores deverão eleger o parâmetro a ser utilizado em cada produto (se quilograma, litro, metro, unidade ou outra medida), desde que hábil para proporcionar ao consumidor a comparação entre produtos iguais ou semelhantes, contudo díspares em peso, medida e volume.

É dispensável nova menção ao preço, quando o produto já for normalmente ofertado com preço por unidade de medida. A obrigatoriedade da afixação do preço por unidade de medida é restrita às etiquetas do local onde o consumidor tenha acesso direto ao produto.

A afixação do preço por unidade de medida é obrigatória para os produtos vendidos com base em quilograma, litro, metro ou unidade, não se aplicando, por exemplo, aos têxteis, eletroeletrônicos e autopeças.

Mayara Pinheiro afirma, em sua justificativa, que o presente Projeto de Lei tem como objetivo regular de forma complementar a Lei Federal 13.175/2015, a qual dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor, obrigando dessa forma a garantia de informação a este quanto à unidade de medida na comercialização de produtos.

“O Projeto de Lei irá garantir melhores informações e coibir a prática de propagandas enganosas e abusivas que tanto prejudicam o consumidor que acredita estar investindo na melhor compra; por isso, é justo e oportuno um Projeto de Lei sobre a presente matéria, a qual possibilitará a edificação de um mercado mais livre de informações inverídicas ou tendenciosas”, ressaltou.

A matéria está tramitando pelas comissões permanentes da Aleam e deve ser votado nas próximas semanas pelos deputados.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Wilson Lima comemora nova linha de produção da BYD no Amazonas

Nesta quinta-feira, 25, Wilson Lima (União Brasil) comemorou que a empresa BYD está ampliando investimentos no Amazonas e vai...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!