Roraima – O vereador de Boa Vista e pré-candidato a deputado federal, Kleber Siqueira (SD), mais uma vez se envolve em confusão e vai parar na delegacia. Desta vez, o parlamentar foi detido nesse final de semana após xingar policiais militares durante uma abordagem em um bairro, na zona Oeste da capital.
Segundo informações, o veículo em que o parlamentar estava passou em alta velocidade em pelo menos dois semáforos quando ainda estavam no sinal vermelho, o que teria chamado a atenção dos policiais e resultou na abordagem.
O caso ocorreu na madrugada de domingo, 3. No entanto, somente no final da tarde daquele dia o parlamentar quebrou o silêncio e se justificou. Nas redes sociais, a assessoria de comunicação dele divulgou uma nota na tentativa de amenizar a repercussão negativa.
“Primeiramente, que não estava dirigindo o veículo abordado em procedimento policial. O veículo era conduzido por sua esposa que não bebeu. Quando ouviram a sinalização para parar, prontamente a condutora acostou o veículo no acostamento, adotando os procedimentos de segurança, acendendo a luz interna do carro, baixando os vidros do veículo e colocando as mãos em local visível”, cita trecho na nota.
É destacado, ainda, que no momento da abordagem o vereador teria sugerido aos policiais que fizessem o teste para saber se a motorista tinha ingerido bebida alcoólica, mas os policiais não teriam o equipamento naquele momento.
Sem explicar o motivo, a nota afirma em seguida que Kleber foi conduzido para a delegacia para prestar esclarecimentos, onde teria ficado das 3h da madrugada até às 10h.
“O vereador reitera que não desacatou e nem aprova tal conduta, e é favorável que o cidadão respeite a nossa polícia, da mesma forma que a nossa polícia consiga, na abordagem, separar o trigo do joio. Temos o maior respeito com toda corporação da polícia militar, e todos os policiais”, conclui a nota.
Compra de votos
Em abril de 2021, o vereador Kleber Siqueira (SD) chegou a ser preso em flagrante com uma arma encontrada na casa dele durante uma operação da Polícia Federal, mas foi liberado após pagar fiança de R$ 32 mil. A ação investiga um esquema de compras de votos nas eleições municipais de 2020.
Festa clandestina
Em maio do ano passado, o vereador tentou impedir uma fiscalização em uma festa clandestina, com aglomeração de, ao menos, 300 pessoas, em meio à pandemia de covid-19, em uma casa de show localizada no bairro Caçari, Zona Oeste de Boa Vista.
O evento clandestino foi interrompido por descumprir o decreto municipal que libera festas com capacidade máxima de 50 pessoas.
Durante a fiscalização, o vereador Kleber Siqueira teria estacionado o veículo em via pública, em frente ao portão de entrada da festa, como forma de impedir o trabalho da polícia. A informação foi confirmada, à época, pela Polícia Militar. A atitude do parlamentar e toda a confusão foram registradas por pessoas que passavam pelo local.
Desvio
Siqueira também é réu por lavagem de dinheiro e organização criminosa em uma investigação sobre desvio no fornecimento de marmitas para o sistema prisional de Roraima. Conforme o inquérito policial, o esquema teria desviado ao menos R$ 70 milhões dos cofres públicos. Kleber Siqueira é apontado como “laranja” da empresa, que pertence a um deputado estadual.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação