março 28, 2024 22:24

MPAM vai investigar prefeito de São Sebastião do Uatumã por nepotismo

spot_img

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai apurar suposta prática de nepotismo na gestão do prefeito de São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus), Jander Paes de Almeida, o Jander Barreto. O Extrato da Promotoria do Inquérito CIvil nº 172.2021.000048 foi publicado no Diário Oficial do órgão ministerial dessa segunda-feira, 25. A Promotora de Justiça, Ynna Breves Maia Veloso, assina o documento.

Na mesma edição do diário, o MPAM publicou outro extrato sobre a gestão municipal. Trata-se de investigação para apurar supostos atos de improbidade administrativa em razão do recebimento indevido de combustível pertencente ao Poder Público por particular.  

O Portal O Poder entrou em contato com o MPAM para saber os detalhes do caso. O órgão informou que o procedimento teve início com uma representação na qual se listavam os nomes de diversos servidores da prefeitura que supostamente teriam vínculo de parentesco com o chefe do Executivo. 

De acordo com a Promotora de Justiça Ynna Breves Maia Veloso, titular da Promotoria de Justiça de São Sebastião do Uatumã, foram requisitadas informações do prefeito sobre a relação de parentesco, e em sua resposta, identificou-se ao menos uma servidora comissionada que incidia na vedação legal (cunhada), além de quatro parentes que ocupam cargos de secretários municipais (esposa e irmãos).

“Diante disso, instaurou-se o inquérito civil, quando inicialmente já se recomendou a exoneração da servidora comissionada e requisitou-se que o prefeito demonstre a qualificação técnica dos parentes que justifique a nomeação para os cargos políticos. O inquérito civil tem prazo de um ano para ser concluído”, informou o MPAM.

Não é a primeira vez que o prefeito Jander Barreto enfrenta processos sob acusação de nepotismo. Em janeiro, ele foi multado em R$ 6.827,19 pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE). A Corte de Contas determinou que a irmã dele, Jane Paes de Almeida, fosse imediatamente exonerada do cargo na prefeitura.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Janela partidária termina na próxima sexta-feira com cenários diferentes na capital e no interior do Amazonas 

A janela partidária terminará na sexta-feira da semana que vem, 5 de abril. Até esta data é possível a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!