outubro 31, 2024 19:54

Entenda como funciona o cálculo do Quociente Eleitoral

Nas eleições, é comum ver candidatos que tiveram uma boa quantidade de votos não garantirem a vaga nas Casas Legislativas municipal, estadual e federal. Isso ocorre por conta do Quociente Eleitoral (QE), que define os partidos com direito a ocupar essas vagas e é um protagonista do pleito de 2022, visto que as coligações foram extintas nas eleições de 2020. 

Para explicar melhor, o Portal O Poder considerou os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das eleições de 2018, quando foram escolhidos os deputados federais e estaduais que estão finalizando mandato. 

À época, somando votantes e ausentes, o Amazonas tinha o total de 2.427.111 eleitores. Porém, para o cálculo do quociente eleitoral, leva-se em consideração apenas os votos válidos para cada cargo na eleição. Por sua vez, o voto válido é a somatória do voto nominal (quando o eleitor escolhe o candidato ou candidata) com o voto de legenda (quando o eleitor escolhe apenas o partido ou coligação). Com esse dado, o  quociente eleitoral (QE) é feito dividindo-se o número de votos válidos apurados pelos lugares a preencher nas respectivas Casas Legislativas. 

Por exemplo, para deputado federal, foram contabilizados 1.762.933 votos válidos. Na Câmara dos Deputados existem oito cadeiras disponíveis para o Amazonas. Logo, o quociente eleitoral seria de pouco mais de 220 mil votos. O partido que atingir essa quantidade tem direito a uma vaga. 

Já para deputado estadual, foram considerados 1.775.176 votos válidos. São 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Amazonas  (Aleam). Logo, o partido que conseguir 70 mil votos pelo cálculo do quociente eleitoral garante a vaga no plenário Ruy Araújo. 

Com o fim das coligações, os candidatos das eleições de 2022 enfrentam um novo desafio. Diferente das eleições anteriores, de uma forma direta, os candidatos não vão concorrer com coligações adversárias. Mas sim com os colegas de partido. Será preciso captar um grande número de votos para garantir a cadeira nas casas legislativas.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Portal O Poder 

Últimas Notícias

Roberto Cidade é reeleito com ampla maioria de votos para presidir a Aleam

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), foi reeleito para comandar a Casa no...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!