A internet é uma ótima ferramenta para os candidatos que disputam o pleito de 2022 mostrarem suas propostas e rotina. Prova disso é que os gastos somente com a rede mundial de computadores dos candidatos chega a R$ 374.450,00.
A internet mostrou sua força nas eleições municipais de 2020 e a tendência é que seja cada vez mais utilizada. Por meio das redes sociais e sites, os políticos divulgam propostas, jingles, números, eventos, reuniões e a rotina de trabalho. Nas campanhas, a interação com os internautas cresce ainda mais e pode refletir nos resultados finais. Aliado a isso, o impulsionamento das redes sociais também ajuda a dar visibilidade para os candidatos.
De acordo com o Sistema de Divulgação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos oito candidatos ao governo do Amazonas, apenas Ricardo Nicolau (SD) e Amazonino Mendes (Cidadania) alimentaram o sistema com o registro dos gastos da campanha até o dia 15 de setembro. O candidato que mais investiu em internet foi Ricardo Nicolau, com um total de R$ 221.450,00, distribuídos entre impulsionamento e marketing.
Nos dias, 24 e 29 de agosto e06 e 17 de setembro, Nicolau gastou R$ 80 mil com impulsionamento no Facebook. Com criação e inclusão de páginas na internet, o candidato investiu R$ 84 mil. A coordenação de mídias digitais recebeu R$ 37.450,00 para produzir programas de rádio, televisão ou vídeo.
Amazonino Mendes pagou R$ 9 mil com impulsionamento de conteúdo na internet nos dias 26 de agosto e 2 e 8 de setembro. Cada um custou R$ 3 mil. Nas mesmas datas, o candidato investiu mais ainda com impulsionamento. Foram R$ 47 mil nos dias 2 e 8 de setembro com conteúdo na internet e R$ 50 no dia 26 de agosto com impulsionamento.
O valor que cada candidato investiu pode aumentar, uma vez que o período de campanha eleitoral ainda não acabou.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Acervo O Poder