janeiro 20, 2026 14:31

Juízes do AM podem ser destituídos do cargo a exemplo de Bretas?

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou Marcelo Bretas do cargo de juiz federal para que ele seja investigado em relação às ações enquanto era responsável por conduzir a Operação Lava Jato.

O magistrado é investigado por denúncias de supostas negociações de penalidades com advogados e procuradores, dentre outras acusações. No CNJ, há três procedimentos abertos contra Bretas. O afastamento do cargo de juiz pode ser exemplo para casos do Amazonas, como o da juíza federal Ana Paula Serizawa, que conduziu a Operação Maus Caminhos.

Tal operação, inclusive, foi anulada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que disse não ser de competência da Justiça Federal a instrução e julgamento das ações penais oriundas da ação policial do Amazonas. Outro fato determinante para a mudança de instância para a Justiça Estadual é que a verba desviada no Amazonas não é federal e, por isso, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal não poderiam investigar ou julgar os acusados.

Com isso em tese, tudo precisa recomeçar e voltar ao Amazonas. Caberá ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) decidir apresentar novamente denúncia e a Justiça do Amazonas o julgamento.

A Maus Caminhos só serviu para expor a fragilidade do sistema judiciário e, ainda, a vida das pessoas que nela foram citadas, causando até a cassação e a prisão de um ex-governador e quatro ex-secretários de Estado.

 

 

Da Redação O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!