O Supremo Tribunal Federal (STF) que contará com uma vaga de ministro a partir de maio deste ano, quando o ministro Ricardo Lewandowski se aposenta das funções, já tem um possível novo membro. Segundo o jornalista Paulo Cappelli o nome mais cotado para a vaga é o advogado de Lula na Operação Lava Jato e nas eleições 2022, Cristiano Zanin.
Zanin inclusive está trabalhando no caso Lojas Americanas que esta semana propôs um aporte de R$ 10 bilhões aos seus credores. Segundo Cappeli, por conta de Zanin ter ingressado nesta causa, ministros e parlamentares petistas querem outro nome para vaga de Lewandowski
Circula nos bastidores jurídicos do país uma lista com mais de 20 nomes qualificados e possíveis de indicação ao cargo. Nessa lista o Amazonas tem dois representantes: Beto Simonetti e Mauro Campell.
Caso a vaga de Lewandowski não seja ocupada por Simonetti ou Campbell, há ainda duas outras oportunidades em que eles podem estar novamente em evidência. A primeira, em outubro deste ano, quando a ministra Rosa Weber também deve se aposentar e, a segunda, no final de 2024, quando o ministro Roberto Barroso pedirá aposentadoria.
Hector M S Silva, para o Portal O Poder
Imagens: Neto Ribeiro