O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) notificou o prefeito de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), Clovis Curubão (PT), para apurar suposta prática de atos de improbidade administrativa consistente em violação aos princípios da administração pública na área da Educação.
O MP requisitou, mediante ofício a Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira, que o prefeito informe no prazo de 15 dias úteis, juntando documentos comprobatórios das alegações, se as vagas ofertadas na rede pública são suficientes para anteder a demanda da população. E, em caso negativo, quais as medidas adotadas pela administração pública para solucionar a questão.
O órgão de fiscalização ainda questionou a prefeitura sobre como é realizada a divulgação para que os responsáveis por menores de idade possam efetivar as matrículas de crianças e adolescentes nas escolas da rede pública municipal.
O prefeito Clovis Curubão, no prazo dado pelo MP, deve prestar informações sobre os fatos constantes no inquérito civil apresentando, se assim o desejar, provas de sua inocência e as diligências que deseja ver realizadas.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder