fevereiro 22, 2026 18:41

TCE-AM notifica Simão Peixoto por má gestão em Borba

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou Representação do Processo nº 16426/2022, com pedido de medida cautelar interposta pelo Ministério Público de Contas (MPC), contra o prefeito de Borba (a 150 quilômetros de Manaus), Simão Peixoto (PP).

O objetivo do TCE-AM é apurar e sanar possível má gestão, ilicitude e omissão do prefeito por aparente falta de providências para dotar de sistema de integridade e compliance o serviço de controle interno da administração municipal.

De acordo com a análise do órgão de fiscalização, apesar de relativamente recente, é inegável a importância do sistema/programa de integridade (compliance) no âmbito da Administração Pública. O objetivo principal é prevenir, detectar, punir e remediar práticas de corrupção, fraude, irregularidades e outros desvios éticos e de conduta.

O TCE-AM afirma, ainda, que trata-se de um compromisso do Poder Público em zelar pela ética e transparência na condução dos serviços públicos. Isso demonstra a preocupação em aprimorar os mecanismos de controle e combate à corrupção.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!