O promotor de Justiça de Humaitá (a 696,4 quilômetros de Manaus), Weslei Machado, prorrogou o prazo de tramitação de uma Notícia de Fato contra o prefeito Dedei Lobo (PSC) por mais 90 dias. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) apura uma denúncia de desvio de recursos públicos, com ilícitos ocorridos na contratação e execução de contratos firmados pela Prefeitura.
“No dia 6 de julho de 2023, no turno vespertino, recebi em meu gabinete a comunicação de fato ilícito, juntada à presente decisão, sem que constasse assinatura. Com isso, não cabe ao Ministério Público a pronta instauração do Procedimento Investigatório Criminal ou de inquérito civil, mas devem ser realizados procedimentos investigativos preliminares em busca de indícios que corroborem as informações”, explica Machado.
Na denúncia, um funcionário vinculado a Dedei Lobo vai a estabelecimentos comerciais contratados pela Prefeitura para recolhimento de um valor percentual e efetua saques considerados altos no dia seguinte ao pagamento.
Com a necessidade de averiguar se existe uma organização criminosa que pode desviar recursos públicos de Humaitá, o promotor Wesley Machado decidiu suspender o sigilo da Notícia de Fato e determinar as oitivas dos envolvidos no caso.
Veja:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder