O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), poderá sair na frente dos demais candidatos, caso sejam oficializadas a sua candidatura e do prefeito David Almeida (Avante) na disputa pela prefeitura de Manaus este ano.
Um breve estudo das prováveis formações de candidaturas, apontam que Roberto Cidade poderá ter até o dobro do tempo de TV com 15 minutos diários, em relação ao atual prefeito David Almeida que terá oito minutos.
De acordo com o estudo preliminar para prefeito de Manaus no pleito deste ano, Roberto Cidade do União Brasil que deve ter o apoio do PP, Republicanos, Podemos, PSB e PRD, somando todos os tempos dos partidos, terá mais de 15:03,6 minutos diários nos programas políticos na televisão, caso seja confirmada esse agrupamento político. Além de ter o total de inserções de 30 segundos por dia.
Já David Almeida que será acompanhado além do Avante, pelos partidos MDB, PSD e Solidariedade, vai ter o tempo diário de TV no programa eleitoral de 8:16,3 minutos e um total 16,5 segundos de inserções de 30 segundo por dia.
Tempo de campanha
No processo político eleitoral, o tempo de campanha na propaganda política é fundamental para beneficiar um candidato durante a campanha eleitoral e neste quesito, Roberto Cidade por estar filiado ao União Brasil pode estar um passo a frente dos demais candidatos pelo benefício do tempo de TV e fundo partidário.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução