abril 18, 2024 22:21

AC: Repercussão nacional o caso de superfaturamento na saúde do Acre

spot_img

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite de domingo, 18, uma reportagem de 16 minutos, sobre um suposto esquema investigado pela Controladoria-Geral da União entre a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), e a empresa Medtrauma, especializada em serviços ortopédicos. A revista eletrônica investigou denúncias contra a empresa responsável por administrar a ala ortopédica em hospitais públicos nos Estados do Mato Grosso, Roraima e Acre.

A reportagem que cita o Acre, traz a tona o período investigado de 2021 a 2022, já na gestão do atual governador Gladson Cameli. Nessa época, quem era a secretária de Saúde era a médica Paula Mariano, que ficou na gestão da saúde até o final de 2022 e foi trocada pelo atual secretário, Pedro Pascoal.

A equipe da Globo teve acesso a documentos divulgados em relatórios da Controladoria-Geral da União que comprovavam superfaturamentos e cirurgias desnecessárias. Há também pacientes que até hoje, não receberam informações sobre as próteses implantadas neles.

ENTENDA O CASO

Acre amarga prejuízos de R$ 9,1 milhões com serviços de ortopedia e traumatologia, aponta CGU, leia pelo site link na bio.

A reportagem detalha que em 2021, o caminhoneiro Eduardo Goivinho, de 51 anos, precisava de uma cirurgia no quadril e a Justiça do Mato Grosso determinou que o Estado fornecesse uma prótese de cerâmica. Após a cirurgia, Eduardo descobriu que a prótese implantada não correspondia à determinada pela juíza. Eduardo questionou o hospital e recebeu uma nota fiscal de uma empresa chamada Próteses Distribuidora de Implantes Cirúrgicos Ltda. A nota não tinha marca, modelo, validade ou registro da prótese na Anvisa, informações que são obrigatórias por lei.

“Até agora eu não sei que prótese colocaram em mim, que a do juiz, eu tenho certeza que não foi”, afirmou.

Da Redação, com informações ac24horas

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Wilson Lima e Omar Aziz prestigiam abertura de conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

A abertura da etapa Norte da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo ministério da área,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!